quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Segurança Digital - Usando a Tecnologia para comprar com responsabilidade!

A Tecnologia nos permite fazer nossas compras sem sair de casa, através da internet, muitas vezes as compras saem mais baratas que em uma loja física, veja algumas dicas que achamos pela internet que nos ajudam a ter certos cuidados na hora de comprar!



1. Cuidado com promoções absurdas.
Há casos em que lojas divulgam um preço incorreto para um produto, mas também há tentativas de fraude. E esses produtos podem aparecer inclusive em anúncios de sites de boa reputação. Fique atento para não comprar um produto falsificado – isso acontece especialmente com celulares e outros eletrônicos, em que são anunciados produtos com nomes semelhantes a modelos de primeira linha.
Há sites na web que reúnem reclamações de consumidores. Um deles é o Reclame Aqui. Verificar esse tipo de site pode servir para determinar se um site que está com uma oferta é problemático. Lembre-se que sempre existe a possibilidade de um relato falso – nada é melhor do que você ter uma experiência pessoal com uma loja.

2. Ignore ofertas por e-mail. (que não são cadastradas)
Se você já comprou em uma determinada loja e lembra-se de ter escolhido realmente receber ofertas, não há problema em dar uma olhada em e-mails com ofertas recebidas daquela loja. Por outro lado, antes de clicar nos links da mensagem, procure manualmente pelo produto no site da loja e veja se o preço está conforme anunciado no e-mail.
Ofertas falsas por e-mail são uma ótima maneira de atrair vítimas para sites falsos que podem roubar informações como dados do cartão de crédito, bem como não entregar o produto prometido.

3. Pesquise preços. (Dica: Buscapé)
Uma das maiores facilidades da internet é comparar preços de diferentes lojas. Isso vale tanto para conseguir a melhor oferta como para verificar se o preço de um produto está muito caro ou muito barato. É bem fácil descobrir qual a média de preço de um produto, e o valor pode variar bastante de loja para loja, especialmente perto de datas comemorativas.
Outro detalhe: algumas lojas on-line colocam um preço diferente no site e em sites de comparação de preço. É o modelo on-line que equivale ao “cobrimos qualquer oferta da concorrência”. Ou seja: quando você visita a loja a partir do site de pesquisa de preço, pode haver um desconto. Mesmo que você já tenha decidido fazer a compra em uma loja de sua confiança, vale a pena ver se a loja não oferece desconto para quem compara preços nos sites especializados.
Em outros casos, o site de pesquisa de preços pode apresentar um valor desatualizado. Ao acessar a loja pelo comparador de preços para ver mais informações sobre o frete e o produto, certifique-se de que o valor está correto.

4. Atenção para o frete. (procure o grátis)
Falta pouco para o Natal e algumas lojas não mostram claramente o prazo máximo de entrega de um produto. Em certos casos, um produto listado não significa que o mesmo está em estoque e sim sujeito à disponibilidade no fornecedor. Isso não é um indício de problema em condições normais, mas, se é importante que a compra chegue antes de uma data específica, como o Natal, talvez seja melhor não arriscar. Verifique outros produtos ou procure pelo mesmo em outra loja.
O valor do frete também pode variar bastante de loja para loja. Lembre-se de levá-lo em consideração na hora de comparar os preços.

5. Tenha antivírus, mesmo que não pague no cartão.
Mesmo que você pretenda pagar suas compras no boleto bancário, não dispense o antivírus no computador. Há pragas digitais feitas no Brasil que são capazes de alterar a linha digitada do boleto que você visualiza após uma compra. Ou seja, você pagará um boleto falso que a loja on-line nunca receberá.
Não faça suas compras ou imprima boletos em computadores públicos. Use sempre seu computador de casa.
Comprar na internet é fácil e seguro – basta ficar atento para algumas questões básicas na hora de escolher onde comprar e manter seu computador livre de pragas digitais que podem estar espionando sua atividade na web.
 


Boas compras!

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário