quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Impressoras 3D


A revolução da impressão vem se transformando cada vez mais em arte, arquitetos e designers agradecem a tecnologia de  impressão 3D. Muitos usam para o bem, mas também temos os casos ruins, já estão usando impressoras 3D para fabricação de armas que não são detectadas nos detectores de metais. Vejamos um pouco mais sobre essa nova tecnologia:
 
Impressão 3D, também conhecida como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas.

Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos.

 

Nos últimos anos, as impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas, levando a prototipagem da indústria pesada para o ambiente de trabalho. Além disso, é possível simultaneamente depositar diferentes tipos de materiais.

A tecnologia é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalheria, calçado, design de produto, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico.

 

Impressoras 3D da HP devem chegar em 2014.

Apesar de não ser uma unanimidade, a HP é uma das empresas com maior atuação no segmento de impressoras — e já faz um bom tempo que ela ocupa esta posição. No entanto, ela não tem falando muito sobre as impressoras de três dimensões, colocando um pouco de mistério sobre os planos relacionado a este tipo de produto.

Acontece que a CEO da companhia, Meg Whitman, utilizou um evento ao qual ela compareceu para falar um pouquinho sobre os planos da HP com impressoras 3D. De acordo com a executiva, toda a empresa está animada em começar a trabalhar com este tipo de tecnologia, sendo que eles pretendem liderar o mercado em um futuro próximo.

Por conta disso, Whitman afirmou que a companhia pretende lançar o seu primeiro modelo até no máximo a metade do próximo ano. Ela também reconheceu o fato de que este segmento ainda está começando a crescer, mas alegou que outras empresas já deixaram claro que há uma quantidade considerável de compradores dispostos a investir nestes produtos.
Além de tudo isso, rumores apontam para um trabalho conjunto de impressora 3D com scanner que também trabalha com três dimensões, como parece ser a tendência. Dessa maneira, podemos esperar novidades interessantes por parte da HP no ano que vem — afinal de contas, os objetivos da empresa são altos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário