quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Intel apresenta tecnologia que quer acabar com teclado e mouse no futuro

A Intel apresentou na CES 2014 uma câmera 3D para ser embutida em diversos dispositivos, e o recurso RealSense, que tem como proposta entender os gestos e a voz do usuário, para que cada vez menos precisemos de teclados e mouses ao interagir com a máquina.
A apresentação começou com uma amostra da evolução dos computadores, e as quebras de paradigmas ao longo dos anos. Mooly Eden, showman e vice presidente da Intel, citou a Lei de Moore para mostrar que estamos a beira de uma revolução e compara os processadores atuais com o cérebro humano. "Em doze anos, teremos mais poder de processamento em termos de transístores do que o cérebro humano", disse Eden.

Realidade aumentada é uma das formas de interação usando o RealSense (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) 
Realidade aumentada é uma das formas de interação usando o RealSense

Para Eden, o futuro será conectado e intuitivo. Na visão da Intel, celulares e tablets chegaram e se juntaram ao computadores numa revolução que poderá chegar em aparelhos que estarão sempre conectados, com o usuário e com outros dispositivos. Além disso, não precisaremos de manual, bastará chegar e usar o aparelho, sem problemas.

Mooly Eden comandou o show na apresentação da Intel (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) 
Mooly Eden comandou o show na apresentação da Intel

Câmera 3D
Depois desse discurso inicial sobre inovação, Eden começou a apresentar, de fato, o que a Intel trouxe de novidade para a CES 2014. A Embebbed Camera 3D, como o nome sugere, é uma câmera 3D, com estrutura bem fina, para ser acoplada aos novos tablets, notebooks e ultrabooks que sairão em breve das fábricas. Antes de trocar de assunto, Eden mostra no telão as várias empresas que já aderiam à nova tecnologia.
Intel RealSense
No segmento de sua apresentação, Mooly Eden abordou o tema computação perceptiva, para demonstrar a tecnologia Intel RealSense. Para a empresa, esta tecnologia tem o poder de reconhecer tudo o que o usuário fizer no ambiente, reconhecendo gestos e voz de forma a criar uma interação natural com o dono do dispositivo. Seria como um "Kinect mais avançado".

Jogar games sem controles é uma das aplicações do RealSense (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) 
Jogar games sem controles é uma das aplicações do RealSense


A realidade aumentada é uma grande aposta da Intel para esta nova tecnologia (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) 
A realidade aumentada é uma grande aposta da Intel para esta nova tecnologia

A rigor, nenhuma grande inovação foi apresentada no ramo da tecnologia, pois todos esses recursos já foram usados em outros produtos do mercado. O mérito da Intel está em concentrar tudo isso em um único dispositivo, e ao tentar levar isso tudo para o maior número de lares possível, traçando parcerias com as principais empresas do setor.

Fonte: techtudo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário